"NE PAS RIRE, NE PAS PLEURER, MAIS COMPRENDRE" SPINOZA

..."Here comes the sun smiling... How long have you been blue? There'd ever be a time for us to recapture all the time we lose... Cause it's plain to see, a storm is not the weather and i'm telling you girl : You'll look at them and smile "...

jeudi 31 décembre 2009

PARA REFLETIR...

Mais um ano que termina e, invariavelmente, chega o momento em que repensamos gestos, atitudes, nos inundamos de uma esperança inexplicável de que " as coisas serão melhores no ano que vem"!!!
E são estes desejos de mudanças que diferenciam a virada de um ano de todos os demais dias que vivemos...
Transpiramos planos e aspirações, acreditamos fervorosamente que DESTA vez nos livramos daqueles quilinhos indesejáveis, finalmente seremos promovidos no emprego, encontraremos a nossa alma gêmea!! E mais uma lista enoooorme de desejos!!!

É o ultimo dia do ano...Estou feliz, afinal, quatro dias de folga ( coisa raaaaara!!) para descansar! Vou comemorar a virada com amigos, a casa de meus pais está quase pronta para a mudança, estamos todos com saúde...Motivos me sobram para sorrir e aproveitar o momento...sim...

Mas as experiências dos últimos dias martelam na cabeça...me obrigam a um outro tipo de reflexão...uma maneira diferente de busca...por explicações que ninguém pode dar!!!

Tem sido difícil deixar de pensar na realidade de pessoas que o destino coloca em nosso caminho...me comover...impossível fechar os olhos e fingir que não aconteceu...ou simplesmente esquecer...esquecer de tantos rostos marcados pela dor...pela fome em esquinas e semáforos...pelas lágrimas da saudade de alguém que partiu... cedo demais e tragicamente...
Assim como foi com Natalie... tinha só 18 anos...a festa com os amigos foi a última...o carro que levava seis pessoas era conduzido por um rapaz embriagado...pé fundo no acelerador + curva fechada demais + falta de reflexos = tragédia...
A moça que estudava psicologia foi arremessada pela janela do carro...morte instantânea...fim de sonhos, fim de planos, a lista de desejos para 2010 interrompida no asfalto...
A família destroçada...o coração de uma mãe arrasado...mãe que enterra uma filha e uma semana antes havia enterrado o pai, avô da moça que agora vive apenas na lembrança de quem a conheceu...

Mas e dai??? Todo ano é assim...festas, feriados, embriaguês ao volante, violência, mortes...

O que a Natalie tem de especial para mim... que já noticiei casos ainda mais trágicos de famílias inteiras que perdem a vida em acidentes???
Na garagem da casa onde o corpo era velado, terminei minha reportagem e agradeci a Deus, com toda minha força,  por estar viva...
Natalie, desta vez, não foi só mais uma nas estatísticas...ela me fez pensar: EU ainda posso fazer planos...EU ainda tenho chances de mudar o que não deu certo, errar, acertar, tentar...
E a cada suspeita de lamento pelo que quer que seja, neste final de ano, Natalie me lembra o quanto eu tenho a agradecer...

É isso...sei que passei longe de um texto otimista, alto astral, como pede a ocasião...
Um jeito estranho de expor que amo intensamente tudo o que conquistei e valorizo cada segundo dos meus dias, com todos os espinhos ou flores que o caminho me reservar!!!
E que este seja o momento, para todos nós, de reflexão!

FELIZ 2010!!

2 commentaires:

Alline a dit…

Entendi perfeitamente o texto. Não soou nada pessimista, não se preocupe.
Estou satisfeita com o ano que passou (rápido!), mas não fecho os olhos pras coisas loucas que se passaram, e que não foram poucas nem boas com pessoas conhecidas e desconhecidas. A vida não é feita só de rosas, só de riso, é mais uma mistura de tudo, é uma busca constante, são os momentos que a gente contrói, as alegrias, as dores, o aprendizado de tudo isso.
Desejo que faças teu ano ter beleza, encontros e generosidade.
Um beijo grande

paulo vuarnet a dit…

muito lindo!