"NE PAS RIRE, NE PAS PLEURER, MAIS COMPRENDRE" SPINOZA

..."Here comes the sun smiling... How long have you been blue? There'd ever be a time for us to recapture all the time we lose... Cause it's plain to see, a storm is not the weather and i'm telling you girl : You'll look at them and smile "...

vendredi 12 février 2010

Nascido aos 46 anos!!

A SERIEDADE NO ROSTO DE JAIRO APENAS DISFARÇA O MISTO DE ANSIEDADE E ALEGRIA NESTE QUE TALVEZ SEJA UM DOS DIAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA DELE.
O LAVRADOR, HOMEM SIMPLES NASCIDO NO INTERIOR DO TOCANTINS, ESPEROU 46 ANOS PARA TER O PRIMEIRO DOCUMENTO PESSOAL : A CERTIDÃO DE NASCIMENTO.
NO CARTÓRIO, FOI AO LADO DE DUAS TESTEMUNHAS QUE COM UM GESTO SIMPLES, A IMPRESSÃO DIGITAL NO PAPEL, ELE DEIXOU PARA TRÁS UM PASSADO DO QUAL DIZ NÃO SENTIR FALTA.
SEM DOCUMENTOS, JAIRO NUNCA FREQUENTOU UMA ESCOLA.NUNCA PODE SE CASAR. TAMBÉM NUNCA VOTOU. PRECISAVA DA AJUDA DE AMIGOS PARA FAZER COMPRAS COM CREDIÁRIO E AINDA PASSOU A VIDA TODA SEM SE CONSULTAR COM UM MÉDICO OU DENTISTA.
COMO SE AS PALAVRAS LHE PESASSEM NOS OMBROS, ELE DIZIA QUE NÃO EXISTIA PARA OS HOMENS, APENAS PARA DEUS...
DIANTE DAS CÂMERAS E DO BATALHÃO DE JORNALISTAS QUE SE EXPREMIAM DENTRO DO CARTÓRIO ANTÔNIO DO PRADO, BASTARAM ALGUNS MINUTOS E LÁ ESTAVA O DOCUMENTO PRONTO.
"JAIRO OLIVIERA SILVA"!!! ELE, QUE DOS PAIS SABIA APENAS O PRIMEIRO NOME, AGORA É, SEGUNDO PRÓPRIA DEFINIÇÃO, UM CIDADÃO DE VERDADE. E EXIBE, ORGULHOSO AQUELE PEDAÇO DE PAPEL QUE PROMETE MUDAR SUA VIDA DAQUI PRA FRENTE.
ALÉM DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO, ELE RECEBEU DO CHEFE DO CARTÓRIO UM DIPLOMA DE CIDADANIA.
PARA O SENHOR JAIRO, O DIA 9 DE FEVEREIRO DE 2010 É COMO UMA NOVA DATA DE NASCIMENTO. COM A CERTIDÃO EM MÃOS, ELE GARANTE QUE ESTE FOI SÓ O PRIMEIRO PASSO PARA COMEÇAR A EXERCER A CIDADANIA EM TODAS AS SUAS FORMAS.
APRESSADO, QUER IR AGORA MESMO PROVIDENCIAR A CARTEIRA DE IDENTIDADE E FAZER UMA SURPRESA À MULHER COM QUEM VIVE HÁ 3 ANOS: VAI PEDI-LA EM CASAMENTO E COM DIREITO A "PAPEL PASSADO"...
COM OS OLHOS BRILHANDO E UMA ANSIEDADE QUASE INFANTIL, ELE COMPLETA AINDA QUE ESTE ANO VAI VOTAR PELA PRIMEIRA VEZ...UMA VERDADEIRA CORRIDA PARA RECUPERAR O TEMPO PERDIDO NO ANONIMATO DOS HOMENS...
E O CHEFE DO CARTÓRIO, QUASE LENDÁRIO ÂNTÔNIO DO PRADO, QUE JÁ PROMOVEU ALI MAIS DE 200 MIL CASAMENTOS, ESPERA PARTICIPAR TAMBÉM DA REALIZAÇÃO DE MAIS ESTE SONHO DO SEU JAIRO!!

___________________________

O texto é  uma reprodução adaptada de reportagem que fiz esta semana para a tv...O material serviu para ajudar a divulgar a campanha de mobilização pela certidão de nascimento, desenvolvida em todo o Brasil pelo Conselho Nacional de Justiça. Desde 2008, uma lei federal facilitou o registro de nascimento fora do prazo legal, que agora pode ser feito diretamente em cartórios! Seu Jairo não apenas fortaleceu a campanha, como nos tocou com sua vontade de fazer a diferença.

3 commentaires:

Alline a dit…

Mônica, e isso em 2010, hein? E quanta gente que não está por aí sem existir oficialmente? E quanta gente que existe, mas não sabe ler nem escrever? E quanta gente que sabe ler e escrever, mas não tem educação? Vê-se que muita coisa ainda precisa ser feita, e o Brasil não é só pré-sal, futebol e carnaval. Pessoas esperam uma chance de existir.

Beijo pra ti!

DO a dit…

Por mais que a rotina faça os profissionais se acostumarem com histórias como esta,a verdade é que sempre temos que deixar a emoção nos dominar. Senão a vida n]ao teria sentido.
Beijos!

Clau Finotti a dit…

Bom dia !!!
Sim, encontrei seu blog através do Caneca da Nina. Eu conheço a Aline só virtualmente, já que ela trabalha no TJ em Gyn e eu em Itumbiara, mas admiro muito a percepção dela e o modo como simples como escreve.
E também adorei seu blog! É sempre bom poder conhecer novas pessoas e novos pontos de vista sobre as mesmas coisas, não é mesmo? Eu já tinha lido essa notícia desse post no site do TJ, e você transformou um simples fato em um agradável texto!
Abraços e ótimo trabalho!

Claudiene.
*Não se preocupe, eu também sou visita no meu próprio blog....rs...